sábado, 15 de janeiro de 2011

Pascoa 2011 bjs

Neste ano de 2011 a páscoa será no dia 24 de abril. A data é muito esperada e querida por todos. Além da celebração da Ressurreição de Cristo, a época é cheia de símbolos, especialmente os ovos.
Como em várias outras partes do mundo, no Brasil os ovos de chocolate se transformaram na grande atração da Páscoa. Caseiros ou industrializados, em embalagens coloridas, com desenhos, personagens infantis, ou reproduzindo marcas de chocolates tradicionais no mercado, a venda de ovos de chocolate tem crescido a cada ano.

Mas o ovo é um símbolo, assim como outros tão esquecidos nesta data.
O famoso coelhinho da páscoa representa a fertilidade. Páscoa é ressurreição, renascimento e nesta data todos são convidados a renascerem para a vida.

Para os ovos de chocolate, as teorias de como surgiram são muitas, uma delas conta que tudo começou entre os Astecas e Maias, que consideravam o chocolate um alimento sagrado. Chegou a ser usado como moeda de troca, devido a seu alto valor.
Na Europa o chocolate chegou no século XVI e se popularizou muito rápido. Na época misturava as sementes do cacau, depois de torradas, com água, farinha e mel. Mas o chocolate era consumido apenas como bebida e não no formato como hoje o conhecemos.
Como era sagrado, apenas governantes e soldados se alimentavam do precioso chocolate.
Somente no século XX o chocolate começou a ter o formato como hoje é vendido.

Neste ano, o domingo de páscoa foi marcado para o dia 24 de abril não por acaso. A Páscoa tem o seu dia marcado através de alguns cálculos.
É comemorado o domingo de Páscoa no primeiro domingo após a lua cheia que ocorre no dia 21 de março ou após esta data, é data do equinócio. Mas é uma lua imaginária, já que a igreja em 325 d.C decidiu marcara a Páscoa de acordo com a lua "eclesiástica".

O ovo da Páscoa, no início, era bem diferente. Representando a vida que nasce, o ovo era um presente entregue na Páscoa. Estes ovos eram pintados. Se fazia verdadeiras obras de arte, pintando os ovos para poder presentear.
Cada país, cada região, seguiu uma tradição diferente. No Egito, o costume era este, pintar os ovos com figuras maravilhosas e presentear os amigos com estas obras de arte.

Na Europa, alguns países tinham a tradição de pintar os ovos com cores alegres, para lembrar a alegria da Páscoa e presentear amigos e familiares. Outros países da Europa tinham o costume de escrever mensagens nestes ovos, antes de presentear alguém. Na Armênia a pintura era feita na parte interna dos ovos. Depois de bem l

Um comentário: